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A farmácia tem um bom relacionamento com os fornecedores?


Qualquer empresa que almeja o sucesso nas vendas deve manter uma boa relação com seus fornecedores, principalmente no caso dos varejistas farmacêuticos. Afinal, são os fornecedores que reabastecem os estoques e atuam diretamente na margem de lucro da farmácia. Ter uma relação sólida com as empresas que fornecem os produtos é uma das principais estratégias que deve ser adotada pelo gestor farmacêutico.

 

No artigo dessa semana, listamos alguns erros comuns que muitas farmácias cometem por falta de atenção e despreparo, ou até mesmo por confiar cegamente na relação de longo prazo que possui com antigos fornecedores.

 

Coloque tudo na ponta do lápis!

A primeira coisa que se costuma analisar diante do fornecedor, são seus preços de mercadorias. A farmácia quase sempre prefere fechar acordos que possuem produtos com melhores preços, imaginando aumentar as margens de lucro e aplicar estratégias de vendas com descontos agressivos. Mas pensar dessa forma, normalmente costumar ser um erro.

 

Nem sempre o preço mais barato é garantia que o produto tem o menor custo. É imprescindível colocar na “ponta do lápis” todos os custos envolvidos, como prazo de entrega, o valor total do frete, as condições de transporte, o prazo de validade dos produtos; são alguns pontos que quando somados ao preço da negociação saem bem mais caro do que o imaginado.

 

Não seja dependente do fornecedor

Não ter mais de uma opção de fornecedor é um erro gravíssimo. Por mais confiável ou mesmo por amizade ou camaradagem, não se deve trabalhar com um único fornecedor. As variações do mercado são muito imprevisíveis, e no dia de amanhã o fornecedor exclusivo não é capaz de suprir seus pedidos, resultando na ruptura do estoque. Claro que existem situação em que não há outras opções no mercado para determinados produtos, mas são via de regra, a farmácia encontra muitos distribuidores presentes no mercado.

 

E convenhamos, frustrar a clientela por falta de produto é algo que dificilmente a farmácia conseguirá reverter. Algumas farmácias para não perder o cliente de longa data, acabam comprando da própria concorrência por um preço elevado e revendendo por valor mais baixo, assumindo o prejuízo em virtude de um erro estratégico.

 

Entretanto, não saia por aí fazendo negócios com todos os fornecedores que encontrar disponíveis. Até por que isso também não é nada vantajoso. O ideal é trabalhar com uma carteira de fornecedores de acordo com o mix de produtos da farmácia. Planejamento é palavra! Para cada grupo de produto, tenha no mínimo de 3 a 5 fornecedores que podem lhe atender, e de acordo com os preços finais de cada um, diversifique seus pedidos de compra.

 

Utilize a tecnologia a seu favor!

Nos dias de hoje não há mais espaço (e nem tempo!) para pedidos manuscritos, listagem de produtos que estão em falta na base do “achometro”, controle manual de estoque, enfim, tudo isso deve ficar no passado. A farmácia que não trabalhar com um software comercial especialmente projetado para automatizar seus processos, está perdendo dinheiro.

 

A grande maioria dos fornecedores já possuem integração com os softwares comercias, permitindo que a farmácia faça cotações e pedidos totalmente virtuais, sem a necessidade da visita de um representante. Prefira sempre os fornecedores que dispõem dessa comodidade, isso proporciona agilidade nos pedidos, transparência na comparação de preços e poucos cliques para concretizar uma compra.

 

 

Evitando cometer esses erros a farmácia pode ter a certeza de estar fortalecendo sua relação com os fornecedores, demonstrando uma conduta profissional alinhada com seus interesses estratégicos de mercado.

 

 

Lucas Sabadini

lucas@precisaosistemas.com.br

Fonte: https://www.inovafarma.com.br/blog/a-farmacia-tem-um-bom-relacionamento-com-os-fornecedores/

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